Paracuellos é um gibi biográfico de Carlos Giménez, um dos autores espanhóis mais importantes.
Giménez conta em capítulos curtos as torturas e dificuldades de seus anos vivendo em uma casa de assistência social com outras crianças, com a situação política espanhola permeando o fundo do enredo. Os capítulos seguem o mesmo formato de 60 painéis por capítulo, 30 por página, normalmente com a mesma dimensão e desenho preto e branco. Ele também dedica as páginas finais a desenhos de cada personagem e sua biografia.
Em 2000, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Obra do Ano no Salão Internacional de Quadrinhos de Barcelona por Paracuellos 3. É um baita gibi forte e emocional.
Que massa! Chegou a ser publicado no Brasil?
http://www.quadro42.blogspot.com
CurtirCurtir
Até onde sei, não, Lucas. Infelizmente.
CurtirCurtir
Que bom que a Editora Comix Zone parece que vai trazer esse ano ainda, né? Estava lendo a pouco sobre as referências e vi que o filme do Guilhermo Del Toro traz muitas referências a esse quadrinho. Parece ser muito forte!
CurtirCurtir
Em meio ao possível vazamento do ISBN e possível futura publicação da obra no Brasil pela Editora Comix Zone, estava a pesquisar sobre a obra e vim parar por aqui. Vi pouca coisa e que bom que você escreveu sobre a mesma. Estou ansioso por essa leitura, por mais pesada que possa ser. Obrigado pelo post!
P.s. estava vendo que o Guilhermo Del Toro em “A Espinha do Diabo” se utilizou de muitas referências do quadrinho. Tenho que rever este filme que devo ter assistido ali pelos altos da adolescência. Forte abraço e parabéns pelo conteúdo.
Aparece lá no ig do @quadrindobatera, onde tenho falado sobre as minhas últimas leituras. Valeu!
CurtirCurtir