Uma coletânea com adaptações dos contos de fadas, quadrinizadas por autores da América do Sul. Esse é Na Floresta: Contos de Fadas dos Irmãos Grimm em Quadrinhos, de vários autores (WMF Martins Fontes, 2019, tradução de Sergio Molina).
Ao adaptar contos de fada é preciso escolher qual tradição ou qual dos coletadores de histórias vai usar. Na Floresta vai no certeiro trabalho dos irmãos Grimm, tão conhecidos por sua pesquisa de histórias folclóricas que seu sobrenome rapidamente traz esse ambiente feérico para a conversa.
O livro foi pensado para o público infantil e juvenil, acostumado a materiais com grande diversidade de traço e composições nos livros ilustrados e, me parece, que Na Floresta tenta ir um pouco por esse caminho, mas com a trilha de migalhas de pão que levam para os quadrinhos.
Os autores argentinos Federico Pazos, Pablo Cabrera, Decur e María Elina, acredito, ainda não tinham sido publicados no Brasil, enquanto a equatoriana Power Paola e o argentino Liniers (que também faz a capa) são bem conhecidos por aqui. As histórias também são, em geral, de contos menos conhecidos:






A opção por esses estilos de artes, em quadrinhos e com contos menos conhecidos, apresentam, de certa forma, o conhecido ao leitor e a novidade como contrabando. Liniers, por exemplo, investe bastante no humor e situações cômicas que são coerentes à fabula dos Grimm.
Mas nem se precisa ir a um artifício com esse: a simples variação das artes entre os contos mostra que aquilo que se parece tanto, ainda pode ser bem diferente e tem bastante a oferecer ao leitor.
Agradecemos à editora pelo envio do livro.