[VEM COMIGO] Você é Minha Mãe?

Demorei, mas foi. Você é Minha Mãe?, da Alison Bechdel, entra naquela categoria extraoficial de gibis difíceis. Não é o difícil que traduz “para poucos”, elitista e pretensioso, mas que evoca o valor do empenho e da dificuldade em oposição ao simplificado. Eu senti coisas similares ao ler Here, do Richard McGuire, ou Building Stories (ou qualquer outro trabalho do Chris Ware), e esse empenho, sempre que feito com propósito, enriquece a obra e força o leitor a agir um pouco mais do que ser mero receptor de informações.

65058_gg

Nesta última empreitada autobiográfica da Bechdel, ela analisa o relacionamento com a mãe, sua postura em relação ao suicídio do pai, e a maneira como tudo isso afeta o seu trabalho, suas interações afetivas e seu “eu” na fase adulta, tudo isso com um extenso estudo na psicanálise, na psicologia e na vida e obra de Virginia Woolf. Mas isso é só um resumo que não encapsula a obra. É só pra situar melhor você, leitor do Balbúrdia, sua coisa louca que deus fez.

Foi publicado no Brasil pela Cia. das Letras. Facinho de achar.

2 comentários em “[VEM COMIGO] Você é Minha Mãe?”

  1. Difícil é a palavra certa. É inegável que é uma obra absurda de bem pensada, mas a opção por trazer a psicanálise no texto deixou a leitura bem complexa. Acho que é por isso que nessa obra o subtítulo foi DRAMA enquanto na anterior foi TRAGICOMÉDIA. Fun Home continua sendo minha obra predileta dela e também a melhor autobiografia em quadrinhos que já li.

    Curtido por 3 pessoas

E o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s