[Vem Comigo] Robô Esmaga

DSC08688_edited.jpg

Quadrinhos feitos em São José dos Pinhais, minha gente. É lá que mora Alexandre Lourenço, autor de Robô Esmaga. Ele costumava frisar isso nos fanzines e blog: “quadrinhos feitos em São José dos Pinhais”. Escrevia discretamente às margens da folha.

Nunca entendi por que ele escrevia isso. Quer dizer, pra mim faz sentido alguém escrever “quadrinhos feitos em São Paulo”, “quadrinhos feitos em Belo Horizonte”, mas tinha algo de intrigante em “quadrinhos feitos em São José dos Pinhais”. Uma quebra de expectativas, uma surpresa,  uma coisa que pareceu (pra mim) um detalhe singular.

Lógico que isso é bem subjetivo, pode ser uma pira só minha, mas acho que posso usar isso pra ilustrar o que o Lourenço faz nos quadrinhos dele. Você olha e vê de primeira alguma coisa fácil de entender. Uma historinha, personagens, falas. Daí você para pra pensar e começa a perceber os detalhes. E daí encontra algo singular, familiar, intrigante. Algo que te chama a atenção. Pode ser o “quadrinhos feitos em São José dos Pinhais” em letras miúdas discretamente num cantinho, pode ser um balão vermelho minúsculo,  pode ser uma coisa que não está escrita, mas ainda assim pode ser lida, se você olhar com atenção.

DSC08691_edited.jpg

Robô Esmaga reúne uma coletânea de tiras (?) e pequenas histórias em quadrinhos que o Lourenço originalmente publicou em seu site. Uma das coisas que achei legais na publicação da JBC é observar como foram feitas as adaptações de leitura do formato web para o formato impresso. Em seu site, Lourenço valia-se muito da utilização da barra de rolagem e da leitura proporcionada pelo “scroll” da página para compor seus espaços e ritmos. Na versão impressa, podemos perceber como a diagramação se alterna, fazendo o leitor folhear o livro ora na horizontal, ora na vertical. Acho muito interessante comparar essas fruições.

Lourenço sabe explorar as características de seu desenho e compõe quadrinhos muito bacanas, em que a característica gráfica das linhas e proporções colabora muito na construção de um texto que faz sorrir e isso nem sempre é humor.

DSC08686_edited.jpg

Publicado por liberpaz

Desenho, rabisco, escrevinho.

5 comentários em “[Vem Comigo] Robô Esmaga

  1. Impressionante é o fato da JBC publicar um material desses. Se muito não me engano, não tem nada que ver com a linha editorial deles. Grata Surpresa!

    Curtido por 2 pessoas

E o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Vitralizado

Conteúdo aleatório justaposto em sequência deliberada

Vida Offline

Auto ficção

OutraCozinha

Comida é só uma desculpa pra falar do que nos mantém vivos

MONOTIPIA | MAG

Monotipia | revista digital

turgescência

maíra mendes galvão

MAKE MATTERS WORSE

How to improve the world

palavrasecoisas.wordpress.com/

Comunicação, Subculturas. Redes Sociais. Música Digital. Sci-fi

Blog da Itiban

alimente-se

Liberpaz's Blog

Just another WordPress.com weblog

comic books from brazil

comic books from brazil

Lugar Certo

Tudo está no lugar certo

balbúrdia

Falamos de quadrinhos na maciota

forumsocialurbano.wordpress.com/

De 22 a 26 de março de 2010

%d blogueiros gostam disto: