Tags

, , , , , ,

Em 2017 vai ter o segundo prêmio Grampo e nós do Balbúrdia estamos envolvidos nisso.

Alguns já devem ter visto que mudamos provisoriamente o topo de nossa página do Facebook pra falar do prêmio. Mas acho que vale dar uma explicada sobre o que é Grampo, como surgiu, do que se alimenta?

Grampo é uma listona alimentada por outras 20 listas. Cada lista dessa é montada por uma pessoa ligada aos quadrinhos brasileiros (lojista, editor, artista, jornalista, crítico, pesquisador etc).

A ideia surgiu porque eu tava atazanando o parça Ramon Vitral, do Vitralizado, a fazer uma premiação no estilo que o Telio Navega fazia no Gibizada. Por que eu fazia isso? Porque adoro lista, o Telio não fazia mais e eu sabia que o Ramon ia fazer a parada acontecer direito. Porém, o sr. Vitral disse que dava muito trabalho (e dá mesmo) e só toparia pensar se eu ajudasse ele a organizar.

Conversamos muito pra definir parâmetros do que pode ou não, quais pessoas gostaríamos de ver as listas, combinamos os prazos, fizemos os convites, pensamos num nome e tá lá: o primeiro Grampo saiu em 2016 com listas de quadrinhos publicados em 2015.

Perceba que o Grampo não quer escolher o melhor quadrinho do ano, mas ao cruzar as listas vemos a partir de diferentes perfis e interesses de listantes quais foram as HQs que mais apareceram.

Já recebemos as listas, estamos computando os dados e logo (logo mesmo), apresentaremos os resultados sobre os quadrinhos publicados em 2016.

Fiquem espertos por aqui (e nosso Facebook) e no Vitralizado para saber as novidades.