A Bienal de Quadrinhos de Curitiba promete ser um evento muito massa. Recomendamos dar aquela olha em toda a programação no site, mas só destacamos abaixo os bate-papos e oficinas em que os balbúrderes estarão, pois somos desses.
Ó:
DIA 6
11h: Oficina de Quadrinhos pra quem não sabe desenhar, com Maria Clara Carneiro e Lielson Zeni (como fazer quadrinhos com técnicas do OuBaPo e talz).
14h: SUPER-HERÓI FAZ MAL? (teatro Antonio Carlos Kraide)
O gênero dos super-heróis às vezes parece o gênero dominante nas bancas, nas livrarias, cada vez mais no cinema e na televisão. Super-herói demais faz mal para a nossa cultura ou as fantasias de poder são diversões sadias?
Liber Paz, Guilherme Miorando, Ivan Sória Fernandez, Ibraim Roberson, Jão Mediadores: Andrei Moscheto e & Lula Carneiro (Quadrilhagem)
18h: DISSECANDO A BAIACU (Cine Guarani)
Os colaboradores da revista Baiacu – projeto capitaneado por Laerte e Angeli – contam como foi o processo de desenvolvimento da primeira edição e os preparativos para o segundo número. Juliana Russo, Fábio Zimbres, Rafael Coutinho, Puiupo, Diego Gerlach, Rafael Sica, Guazzelli Mediadora: Maria Clara Carneiro
DIA 7
13h: TRADUZINDO QUADRINHOS (Casa de Leitura Wilson Bueno)
Nomes importantes e altamente produtivos do cenário discutem como fazem e como é ser tradutor de HQ. Maria Clara Carneiro, Augusto Paim, Cláudio Martini Mediador: Érico Assis
18h: LGBTQ+ REPRESENTATIVIDADE NOS QUADRINHOS (palco Ocupa)
Mario Cesar, Adri A., Guilherme Smee, Aline Zouvi, Aureliano
DIA 8
15h: Criticando Quadrinhos (Casa de Leitura Wilson Bueno)
Seja em YouTube, Instagram ou nos velhos blogs, jornais e revistas, eles insistem em apresentar suas opiniões sobre o que leem. Críticos de quadrinhos: quem são, para que servem, do que se alimentam, como dormem à noite?
Maria Clara Carneiro, Lielson Zeni, Rodrigo Scama – Mediador: Érico Assis
18h: Música para Antropomorfos (Cine Guarani)
Publicada originalmente em 2006, a colaboração entre o quadrinista Fábio Zimbres e a banda Mechanics acaba de ganhar uma reedição pela editora Zarabatana – que será a primeira chance de muitos leitores conhecerem a trilha quadrinística de jacarés musculosos, vacas amáveis e cães sem cabeça para o disco da banda goiana. Autores e editores discutem o processo do(s) álbum(ns).
Fábio Zimbres, Márcio Jr., Claudio Martini – Mediador: Lielson Zeni
DIA 9
11h: Oficina de Quadrinhos pra quem não sabe desenhar para crianças, com Maria Clara Carneiro e Lielson Zeni (como fazer quadrinhos com técnicas do OuBaPo e talz [igual a outra, mas diferente pois crianças]).
13h: QUE HORAS O QUADRINISTA ACORDA? (Casa de Leitura Wilson Bueno)
Como é a rotina de trabalho de um(a) quadrinista? Ou a falta de rotina? Autores e autoras contam suas rotinas e como organizam seu trabalho. Cris Eiko, Fefê Torquato, Alexandre S. Lourenço, Amanda Barros Mediador: Liber Paz
14h: APOCALIPSE URBANO (teatro Antonio Carlos Kraide)
Os quadrinhos sempre abordaram o presente e o futuro distópicos do ambiente urbano. Por que esse tema é tão recorrente? Autores discutem como aquecimento global, lixo, desigualdade, violência, repressão e tudo que veem pelas ruas influencia seus quadrinhos. As cidades têm salvação?
Diego Gerlach, Felipe Parucci, Rafael Campos Rocha, Yuri Moraes – Mediador: Lielson
16h: REPRESENTAÇÃO DE DOENÇAS AO LONGO DA HISTÓRIA DA ARTE (palco Ocupa)
Aline Zouvi
17h: CIDADES IMAGINÁRIAS (Casa de Leitura Wilson Bueno)
Quadrinistas inventam cidades que não existem, com prédios que não existem, pessoas que não existem, mas que lembram as pessoas, os prédios e as cidades que existem. Como se imagina uma cidade? Guilherme Caldas, Bianca Pinheiro, Greg Stela, Rafael Coutinho Mediador: Liber Paz
Além disso, Felipe 5 Horas e Aline Zouvi (galpão da feira, mesa 30) estarão em mesas com seus trabalhos por lá. QUem estiver em Curitiba, apaaaaaaareçaaaa.
Um comentário em “[Videoshow] Balbúrdia na Bienal de Quadrinhos de Curitiba”