[Vem Comigo] NonNonBa

NonNonBa (Devir, 2017, tradução de Arnaldo Oka) é um quadrinho escrito e desenhado por Shigeru Mizuki, baseado em suas memórias infantis com boas doses de ficção. A obra está estruturada como pequenos contos em que o garoto Shigee ouve histórias sobrenaturais de NonNonBa, que é tipo uma vó dele, mas não é bem isso.

Shigeru Mizuki é daqueles nomes gigantes do mangá e, infelizmente, pouco publicado no Brasil. NonNonBa é seu primeiro livro por aqui, seguido um ano depois do também altamente recomendado pelo Balbúrdia Marcha Para Morte! (Devir, 2018). Mizuki é contemporâneo de Osamu Tezuka é tão importante quanto ele no desenvolvimento do quadrinho japonês.

NonNonBa tem um lance meio animação Studio Ghibli na parte do fantástico e do comportamento dos personagens infantis, mas mais macabro e doído. Mizuki não nos poupa de morte de crianças, fome, desemprego, abandono de idosos e até tráfico humano.

A maior parte da história se passa com NonNonBa e Shigee às voltas com youkais. Duas explicações aqui: NonNonBa é um palavra da região onde se passa a história usada para designar mulheres mais velhas, muito dedicadas a religião (mas na prática da narrativa, ela funciona como uma vovozinha maneira); youkais são uma espécie de espíritos que rondam a vida das pessoas e agem no cotidiano.

Mas além dos youkais, está lá a tal da “vida real”: o pai que perde emprego, as pessoas sem dinheiro pra comida, o bullying das crianças com Shigee. E há um terceiro elemento, as aspirações. Shigee quer ser quadrinista, seu pai quer ter um cinema, o irmão de Shigee deseja o amor e as demais pulsões que movem esses personagens.

Diante de uma obra que se propõe quase infantil e simples, vem a rasteira de Mizuki que nos revela o mecanismo elaborado da simplicidade, que mesmo que existam youkais, devemos lidar com nossa vida e com a vida daqueles ao nosso redor e que isso está mesmo além do sobrenatural. O fantástico é seguir a viver.

Publicado por lielson

Francisco Beltrão (1980) - Curitiba (2000) - São Paulo (2011) - Salvador (2017) - São Gonçalo (2018) - Santa Maria (2019).

E o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Vitralizado

Conteúdo aleatório justaposto em sequência deliberada

Vida Offline

Auto ficção

OutraCozinha

Comida é só uma desculpa pra falar do que nos mantém vivos

MONOTIPIA | MAG

Monotipia | revista digital

turgescência

maíra mendes galvão

MAKE MATTERS WORSE

How to improve the world

palavrasecoisas.wordpress.com/

Comunicação, Subculturas. Redes Sociais. Música Digital. Sci-fi

Blog da Itiban

alimente-se

Liberpaz's Blog

Just another WordPress.com weblog

comic books from brazil

comic books from brazil

Lugar Certo

Tudo está no lugar certo

balbúrdia

Falamos de quadrinhos na maciota

forumsocialurbano.wordpress.com/

De 22 a 26 de março de 2010

%d blogueiros gostam disto: