[Vem comigo] Claire Bretécher

Resultado de imagem para claire bretecher
“Esqueci minha pílula, aí esqueci que tinha esquecido, aí esqueci da senhora, mas agora me lembrei, então me dá a pílula do dia seguinte ou eu te passo”

Há muito tempo gostaria de escrever sobre a Claire Bretécher. Pena conseguir apenas hoje, dia da morte da autora, aos 79 anos. Bretécher, uma grande socióloga, segundo Roland Barthes, descrevia a hipocrisia burguesa e seu tédio. Começou a fazer quadrinhos nos anos 1960, tendo participado da Pilote de René Goscinny, e fundado a Écho des Savanes com outros autores da primeira revista, jovens cansados do editor em cima do muro.

Além de ter escrito a vida de Santa Teresa D’Ávila em quadrinhos (na verdade uma série cômica sobre a santa), suas séries mais famosas foram Les Frustrés, em que apareciam em geral famílias e amigos discutindo falsas amenidades, e Agrippine, uma adolescente… adolescente, “sem papas na língua”.

As poses de Agrippine

Aquele humor ácido e cheio de tédio: ela respondia secamente em entrevistas, que detestava. Não fazia a mínima questão de agradar. E seus personagens eram um tanto assim.

Lá pelo minuto 4, ela dá patadas no jornalista, que revida. A Catherine Meurisse (que sobreviveu por um atraso ao Charlie Hebdo) comenta que essa maneira de não agradar deveria ser um modelo, ainda hoje. O vídeo percorre a exposição de Bretécher na Biblioteca Pública de Informação do museu de arte contemporânea Georges Pompidou, em 2015.

Lembro de algumas páginas de um tribunal que julgava toda uma família. As maiores atrocidades e perversidades cometidas, mas tudo hipocritamente bem justificado pelas relações estabelecidas.

No Brasil, aparentemente só teve essa edição da heróica Marca de Fantasia (obrigada, Dandara, pela lembrança!). Hora de uma edição antológica?

“não é uma dificuldade pesada ser homem nas histórias em quadrinhos?”

(Achei, no entanto, um livro sobre ela em português!)

E o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: