[Balbúrdia Café] A arte e as mulheres

Tira da Pagu (Patrícia Galvão)

No último dia 4 de abril, foi ao ar o 6º Balbúrdia Café, nossa participação no podcast de jornalismo independente (e irreverente) coordenado pelo jornalista Lucas Rohan. Seguem alguns links que foram para a Newsletter do programa.

Já ouviu? A playlist com nossas participações está aí. Para acompanhar o programa, é aqui.

Em fevereiro, celebramos os 100 anos da Semana de Arte Moderna, que consolidou uma ideia de arte brasileira, com manifestações e manifestos ainda reverberando em nosso cenário. A gente aproveita a beira da efeméride para comentar sobre dois livros de quadrinhos que passeiam um pouco por esse período:

Artistas Brasileiras de Aline Lemos (Miguilim, 2018);

– Sem dó de Luli Penna (Todavia, 2017)

– comentamos rapidamente sobre outro livro em quadrinhos em torno das artes plásticas, Minha coisa favorita é monstro de Emil Ferris (Cia das Letras, 2019, trad. de Érico Assis).

Alguns links extras que foram para a newsletter do Primeiro Café:

Introdução ao Artistas brasileiras

Bônus da Newsletter:

–   Se for ler um livro modernista: Serafim Ponte Grande de Oswald de Andrade e uma biografia: Pagu: vida-obra, por Augusto de Campos (Companhia das Letras, 2014) – um texto sobre sua obra quadrinística está disponível no site Lady’s Comics. Um filme: Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade (1969), disponível na GloboPlay e Telecine e a adaptação em quadrinhos por Angelo Abu e Dan X (Peirópolis, 2016).

–   Óleo sobre tela, da Aline Zouvi: um quadrinho curtinho e sem palavras mostrando um passeio romântico pelo museu Magritte. 17o livrinho da Coleção Ugrito, da loja e editora UgraPress.

Apoie o jornalismo irreverente. E Balbúrdia colabora também com as metas do programa: vamos sortear um Revolta da Vacina, do André Diniz, quando o programa atingir 100 apoiadores.

Publicado por mckamiquase

Maria Clara Ramos Carneiro on ResearchGate https://orcid.org/0000-0003-2332-1109

E o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: