[VEM COMIGO] Um catálogo de sonhos

Tardiamente cheguei às HQs do português José Carlos Fernandes. Comecei pelo A pior banda do mundo em edição compilada da Devir que republicava os álbuns individuais de anos atrás. Depois de ler o primeiro volume (de 2013), fiquei alucinado pelo segundo (que saiu em 2014). Vez ou outra ataco minha estante e leio uma ou outra história aleatoriamente dessa série.

No finzinho do ano passado, numa passada na loja da Devir, juntei os fios e, PÁ, ligação direta: uma HQ que saiu em 2004 e eu nunca tinha dado bola,Um catálogo de sonhos é do José Carlos Fernandes!

Há um proceder similar entre Um catálogo… e A pior banda…, que é a força do onírica e o abraço na literatura. A referência dos escritores Jorge Luis Borges, Franz Kafka e Samuel Beckett (há até um personagem com a cara dele em Um catálogo…) é o osso das HQs.

Fernandes não é um artista que trabalha com enredos no sentido episódico,  no sentido que arrasta o leitor consigo a cada desdobramento da trama, mas sim que são grandes pressupostos, que as ideias que estruturam o nascimento das HQs são fantásticas.

Por isso, recomenda que leia sem saber do que é o álbum e vá descobrindo no quadro a quadro.

3 comentários em “[VEM COMIGO] Um catálogo de sonhos”

E o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s