[Videoshow] Balbúrdia na Sala Tatuí

Quando comecei aqui no Balbúrdia, minha primeira proposta foi a de criar uma oficina permanente de quadrinhos sob restrição, na rubrica 1, 2, 3… já! Está um tanto desatualizada por aqui, mas Lielson e eu continuamos a difundir essas técnicas de escrita e de quadrinhos por aqui, por ali. E este mês, em São Paulo, capital, vamos levar as oficinas para a Sala Tatuí.

No dia 28 de janeiro, oficina de escrita sob restrição (ou seja, OuLiPo). a ideia de escrita criativa vista pelo lado de criação de regras autoimpostas, exercícios de criatividade e pequenos processos contra o tal bloqueio.

No dia 29 de janeiro, é a vez da oficina de Quadrinhos sob restrição (OuBaPo). E nem precisa saber desenhar!

O Oulipo ou Oficina de literatura Potencial (Ouvroir de littérature potentielle) é um grupo de autores que se reúne para pensar coletivamente como produzir a partir de um jogo, de criar uma dificuldade extra para além das restrições de gênero/estilo. Ao contrário do que se espera, tais restrições democratizam mais a escrita, pois aprofundam a compreensão do processo de criação literária, uma consciência maior do texto para além de uma impressão de um sujeito (o gênio). É antirromântico, e se tenta anti-acaso. E, em geral, é engraçado. O Oubapo é o grupo análogo em quadrinhos (Ouvroir de bande dessinée potentielle). O potencial dos grupos significa isso, mais restrições para futuros autores, abrir caminhos. Além de permitir o jogo sem pretensões de obras-primas.

A Sala Tatuí é um desmembramento da Banca Tatuí, que há pelo menos 6 anos ocupa um espaço importante na venda de obras independentes. E é um projeto da Lote 42, editora da Cecília Arbolave e João Varella, também organizadores da Miolo(s)!.

Se interessou? então você pode se inscrever por aqui: Escrita (28/01) | Quadrinhos (29/01)

Publicado por mckamiquase

Maria Clara Ramos Carneiro on ResearchGate https://orcid.org/0000-0003-2332-1109

E o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: