
Meu sonho de me tornar professora de universidade envolvia a ideia de poder produzir pesquisa e (des)orientar discentes para a pesquisa e extensão daquilo que eu já estudava: quadrinhos, Oulipo, Oubapo. Desde 2018, na Universidade Federal de Santa Maria, comecei a conversar com alunos e separei em três linhas distintas: uma mais ligada à tradução, outra relacionada às oficinas de escrita e de quadrinhos, e um grupo para a pesquisa da forma dos quadrinhos.
O grupo de pesquisa “Oficinas de escrita, histórias em quadrinhos e tradução: teoria da literatura e práticas literárias” (GPOQT), inscrito nas bases do CNPq se formava lá naquele meu primeiro ano. Já em 2019 o grupo tinha participantes de fora da UFSM, que “assistiram” alguns encontros por Whatsapp (sim, o encontro era presencial e pessoas de longe interagiam pela rede). Em 2020, zarpamos para o online e, hoje, o grupo se mantém com reuniões mensais para discutir textos teóricos para pensar as relações entre a forma visual, e a história (muito Benjamin, Didi-Huberman e Barthes), a partir de ideias que já esbocei por aqui algumas vezes. Hoje, o grupo é liderado por mim e pelo Guilherme E. Silveira.
Essa linha mais específica sobre quadrinhos, “Análise e teoria das histórias em quadrinhos” acabou ganhando um apelido (minha primeira bolsista, Lauren Nascimento, que cunhou): o GPQ, um grupo dentro do grande grupo. Tenho muito orgulho de ter tanta gente fera reunida para pensar elementos de teoria dos quadrinhos, e buscar metodologias de análises formais.
E, hoje, inauguramos uma página alocada no site da UFSM, onde você pode encontrar nossos membros, nossas publicações, nossas linhas de pesquisa… Além disso, pedimos a docentes e pesquisadores do Brasil e alhures para nos enviarem suas chamadas para publicações e eventos, avisos sobre palestras, conferências etc. Vamos publicar tudo ali, basta mandar e-mail para deescritapotencial@gmail.com.
Podem ser chamadas/avisos sobre histórias em quadrinhos em quadrinhos em geral, da área de tradução literária, ou sobre oficinas de escrita potencial (Oulipo/Oubapo etc.) ou não criativa. Vamos ficar felizes em divulgar.
*O Janota Balbúrdia é uma tentativa de resumir alguns elementos de teoria dos quadrinhos. Está empoeirado, mas você acessa por aqui.