Em nossa parceria quinzenal com o Primeiro Café, esta semana Maria Clara e Lielson (oiê!) falaram de jornalismo em quadrinhos. Quando preparamos essa pauta sobre jornalismo lá atrás, nem imaginávamos que viveríamos uma guerra na mesma semana.
A pedidos da Paula Bianchi (colunista), a coluna desta semana traz algumas autoras e autores que usam histórias em quadrinhos para fazer jornalismo, forma difundida pelo maltês-americano Joe Sacco a partir do livro Palestina. Maria Clara Carneiro e Lielson Zeni, do Balbúrdia, comentam livros brasileiros de jornalismo em quadrinhos, além da nova tradição das listinhas de dicas e links para conhecer mais do assunto.
Os livros O grande acordo nacional de Robson Vilalba (2021 com novos capítulos online) e Raul, de Alexandre de Maio (2018), ambos da editora Elefante.
As reportagens e entrevistas de Carol Ito – e sua reportagem em HQ para a Piauí “Mulheres da Craco” e sobre a revista vexatória em presídios –, Gabriela Güllich – autora de São Francisco com o fotojornalista João Velozo (Independente, 2019) e entrevistas para o portal Mina de HQ e os perfis em quadrinhos de Pablito Aguiar, também autor de Alvorada (independente, 2017).

+ Entrevistas:
Alexandre de Maio por Juliana Gonçalves, no Brasil de Fato;
Robson Vilalba por Rogério Gallindo, no Plural;
Carol Ito por PJ Brandão no podcat HQ sem Roteiro e sua página Jornalismo em Quadrinhos.
Extra! – Jornalista sobre quadrinhos, Ramon Vitral, fala da sua atividade e, a partir de reflexões do Joe Sacco, comenta o papel de quem trabalha com informação: “Por que faço jornalismo sobre histórias em quadrinhos”.
“Jornalismo não permite inclusão de links para compra de uma obra em matérias ou críticas focadas nesse mesmo título. O nome disso é publicidade. Jornalismo também não dá brecha para reproduções imponderadas de discursos oficiais. E divulgação é consequência, fruto de bom jornalismo, jamais o objetivo maior.”
Ramon Vitral
Extra!₂ – Para além do livro de Vilalba, três documentários em torno do “grande acordo nacional”: Tchau, querida! de Gustavo Aranda e Vinicius Segalla (Jornalistas Livres), 2019; Excelentíssimos de Douglas Duarte, 2018; e O Processo, de Maria Augusta Ramos, 2018.
Apóie o jornalismo em quadrinhos e o jornalismo independente de qualidade!
3 comentários em “[Balbúrdia Café] Jornalismo em Quadrinhos”